Três indivíduos do bairro de Beltches, São Filipe, Fogo, que na noite de sexta-feira, 21, receberam agentes da Polícia Nacional (PN) à pedrada, foram detidos no sábado, 22, e serão apresentados ao tribunal de São Filipe no prazo estabelecido na lei.
Segundo o comandante regional da PN, subintendente Hermínio da Veiga, os agentes da polícia deslocaram-se ao bairro numa diligência policial na sequência de uma briga na via pública.
Ao chegarem no local, onde estavam presentes vários cidadãos e crianças, teriam sido recebidos “com pedradas”.
Tratando-se, segundo a mesma fonte, de “um local hostil, de fraca iluminação”, os agentes da polícia fizeram alguns disparos para o ar e depois tiveram de recuar devido àquilo que considerou de “ambiente tenso encontrado” e devido à orografia do bairro.
O comandante avançou que as diligências continuaram na tarde de sábado e, por volta das 14h00, identificaram e detiveram os suspeitos.
“A actuação foi proporcional à situação, entretanto a sociedade civil deve estar ciente de que a PN vai continuar firme na garantia de ordem e segurança pública, em caso estritamente necessário e garantir a reposição da ordem pública”, referiu o comandante regional da PN, em declarações à Inforpress.
Além da viatura da PN, pessoas que presenciaram a ocorrência salientaram que outras viaturas particulares também foram atingidas pelas pedras arremessadas.
C/ Inforpress