Com a Orientação de que a Vacina não seja aplicadaem imuno-comprometidos, a ampliação do uso do imunizante passa a fazer parte do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 (PNO) daquele País da América Latina.
Segundo explica Rodrigo Cruz, director da Saúde – citado pelo portal odia.com.br -, para esse público, a dose aprovada da Vacina, produzida a partir de Vírus Inactivado, é a mesma usada para adultos (600 SU em 0,5 ml), com um intervalo de 28 dias, entre a primeira e a segunda aplicação.
Vale lembrar que a Coronavac é produzida no Brasil, pelo Instituto Buntantan.
A Logística de Distribuição do Imunizante levará em conta a quantidade de doses disponíveis nas Redes de Frio dos Estados.
De acordo com o Ministério da Saúde, será encaminhado um Ofício para saber quantas doses da Coronavac as unidades da Federação possuem e se precisam receber mais unidades.
“Vamos aguardar as respostas das Unidades Federativas, e, quando recebermos todas as informações dos quantitativos das doses, vamos conversar com o Instituto Butantan e avaliar a necessidade de compra de mais doses”, explicou Cruz.
Antecipação
Sabendo que os Estados que não têm doses da Coronavac, o Ministério já pensa em realizar uma Pauta de Distribuição Emergencial nos próximos dias, para atender essas unidades.
A Pasta tem seis milhões de doses do Imunizante disponíveis, no Centro de Distribuição de Insumos Estratégicos de Saúde, em Guarulhos, no Estado de São Paulo.
A Orientação do Ministério é que a Imunização das Crianças dos cinco aos 11 anos ocorra com a Autorização dos Pais ou Responsáveis, caso os mesmos não estejam presentes no acto da Vacinação. A Pasta ainda recomenda que um médico seja consultado, previamente, antes da Imunização.
A Vacinação de crianças deve seguir as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Vacinação com a Pfizer
O Ministério da Saúde já utiliza a Vacina COVID-19 da Pfizer, para a Imunização do público de cinco aos 11 anos, com as doses pediátricas, e de 12 a 17 anos, com a dose normal, para adultos, da Farmacêutica Norte-Americana. Os imunizantes continuarão a ser entregues a todas as Unidades Federativas.
Até o momento, o Brasil já recebeu mais de 2,5 milhões de doses pediátricas da Pfizer. A previsão é que, nesta segunda-feira, 24, um Novo Lote com 1,8 milhão de doses de vacinas pediátricas desembarque no País. Ao todo, mais de 178,2 milhões de doses da Vacina COVID-19 da Pfizer já foram enviadas.