O Centro Cultural do Mindelo, acolhe nesta quinta-feira, 20, à tarde, a apresentação oficial do programa Txa-m Uvi-b Cabo Verde, o evento enquadra-se nas comemorações da Semana da República.
Segunda Janice da Graça, coordenadora do projeto Txa-m Uvi-b Cabo Verde, o intuito da iniciativa é proporcionar um maior diálogo e mediação inter-geracional para a coesão social e desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.
A mesma frisa que o objetivo é “aproximar os jovens da vida política” por forma a que possam participar, de alguma maneira, “das decisões a serem tomadas pelos governantes”.
Janice da Graça acrescenta que, depois das duas últimas eleições realizadas no país, aperceberam-se que os jovens tinham uma representação bastante significativa na taxa de abstenção, e, que, com a implementação deste programa, pretende-se criar meios para que os governantes possam ouvir as inquietações dos jovens de todo o país.
Com o programa, conforme explica, pretende-se englobar todo e qualquer jovem no território nacional, que deseje uma maior emancipação e participação da vida politico-social na sua comunidade, bem como em todo país.
Segundo essa fonte, esta é uma iniciativa de um grupo de jovens dos diferentes concelhos, com formação em áreas distintas, que almejam criar uma ponte para estabelecer um diálogo constante entre os jovens e os governantes.
O evento é presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Elvis Gomes (Estagiário)