Organização Nacional Antidopagem (ONAD-CV) inaugura esta segunda-feira, 17, na ilha do Maio, o projecto “campanha de educação e formação antidopagem para alunos do ensino secundário e jovens atletas para a prática de um desporto limpo e saudável”.
A cerimónia, que acontece na Escola Secundária Horace Silver, na cidade do Porto Inglês, vai ser presidida pelo ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro.
Direccionada a adolescentes e jovens em idade escolar, dos 14 aos 18 anos, e escolas de iniciação desportiva, a campanha visa materializar a necessidade de maior sensibilização e formação contínua dos futuros atletas de Cabo Verde, sobre a dopagem.
O referido projecto tem a duração de um ano e conta com o co-financiamento da UNESCO.
Para além da ilha do Maio vai ser implementado também em Santo Antão, São Nicolau, Boa Vista, Fogo e Brava, de acordo com o presidente da ONAD-CV, Emanuel Passos.
A ONAD-CV elegeu a sensibilização, a educação e a formação como principais formas de combate à dopagem em Cabo Verde, pelo que vem apostando nestas iniciativas junto dos jovens praticantes.
Para este projecto, contam com a parceria do Comité Olímpico Cabo-verdiano, tendo as partes rubricado um protocolo de parceria para a “campanha de educação e formação antidoping para alunos do ensino secundário e jovens atletas para a prática de um desporto limpo”.
C/Inforpress