O auditório da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, em Palmarejo Grande, acolhe na tarde desta segunda-feira,17, o lançamento do livro “Calheta de São Martinho na Rota Atlântica da Aéropostale”, dos autores Alexis Jenni, Marco Piazza, Gertrudes de Oliveira e Wlodzimierz Joséf Szymaniak.
O lançamento a cargo de Alveno Figueiredo está marcado para às 17 horas, no auditório “Almeida Santos”.
Segundo nota de imprensa, “Calheta de São Martinho na Rota Atlântica da Aéropostale” contou com a colaboração de duas estudantes do quarto ano do curso de licenciatura em Tradução e Interculturalidades, Zeliana Gonçalves e Sara Moniz.
O livro pretende evidenciar e lembrar Calheta de São Martinho como sítio histórico no âmbito da dinâmica inicial da aviação transatlântica, focalizando a experiência inovadora do projeto Aéropostale.
Editado pela UniPiaget, com apoio da Embaixada de França, o livro debruça-se sobre o mito da companhia aérea Aéropostale, universalmente conhecida graças à literatura.
Nesta obra, “os autores confrontam testemunhos literários com os vestígios patrimoniais da antiga base de hidroaviões na ilha de Santiago em Cabo Verde, paradoxalmente, o património material da antiga hydrobase, apesar do evidente valor histórico e museológico, não é valorizado nem incluído nos roteiros turísticos”.