A empresa Águas de Porto Novo reiterou, em esclarecimento enviado a este jornal, que, até à data, não recebeu quaisquer reclamações sobre a qualidade da água distribuída no município. Garantiu, outro sim, que a água dessalinizada produzida pela IDAM, do qual é operadora, é submetida a um rigoroso processo de controle de qualidade.
A reação surge na sequência da notícia replicada por este online, no passado dia 09 de janeiro, com o título “APN e câmara municipal garantem qualidade da água consumida no município”, e que dava conta de que alguns munícipes têm estado a optar pela água engarrafada, conforme apurou a Inforpress.
“Nem a empresa Águas de Porto Novo S.A. (APN), operadora da Instalação Dessalinizadora de Água do Mar (IDAM) de Porto Novo nem os Serviços Autónomos de Água e Saneamento (SAAS-PN), operadora da rede de distribuição de água potável da cidade, receberam quaisquer reclamações acerca da qualidade da água fornecida aos utentes”, garantiu.
Conforme a mesma fonte, a água dessalinizada produzida na IDAM é submetida a um “constante e rigoroso” controlo de qualidade e cumpre o estabelecido no Decreto Regulamentar nº5/2017, de 6 de Novembro, que estabelece os critérios e as normas que definem os requisitos essenciais de qualidade da água destinada ao consumo humano.
Ainda, que cumpre os sistemas de controlo, regime sancionatório e medidas de protecção, com vista a proteger a saúde humana dos efeitos adversos resultantes da eventual contaminação da água.
A IDAM de Porto Novo, segundo recorda, dispõe dos certificados de controlo de qualidade HACCP, que tem na sua base uma metodologia preventiva, com o objectivo de poder evitar potenciais riscos que podem causar danos aos consumidores desde 2014 e ISO9001:2015 desde 2015.
“Estes certificados são renovados anualmente após auditoria da empresa acreditada APCER”, assim como o Plano de Controlo da Qualidade da Água e submetido anualmente à Agência Nacional de Água e Saneamento, enquanto regulador técnico.
Destaca ainda que a APN é a primeira parceria público-privada nacional que desenvolveu uma infraestrutura hidráulica destinada a um serviço básico para garantir o abastecimento de água potável à cidade do Porto Novo, desde Dezembro de 2007.
“Com esta nota quer deixar constância da sua perseverança na melhora da eficiência na sua atividade para conseguir prestar um serviço de maior qualidade com o menor custo para o consumidor”, conclui.