Os aplicativos de táxi têm-se popularizado no país. Além de promete- rem comodidade e rapidez, o factor segurança é a funcionalidade es- sencial. Em Cabo Verde o “Nha Táxi” e o recente “Zoomly” são as duas aplicações que têm unido a tecnologia e a segurança nos transportes, à semelhança de várias partes do mundo.
A insegurança em vários pontos do país, particularmente na cidade da Praia, com assaltos a taxistas e clientes, tem sido frequente. Para colmatar este problema e proporcionar mais comodidade e rapidez têm-se populariza- do os táxis por aplicativo. Uma inovação tecnológica para pedir um táxi, acompanhar o trajecto via GPS, e pagar de forma electrônica, já disponível no país.
Depois do “Nha Táxi”, que já tem algum tempo no mercado, surge agora o “Zoomly”, ambos com o mesmo propósito.
O “Zoomly” foi lançado em Dezembro, na cidade da Praia, e já opera no município com a adesão de taxistas ao aplicativo, como avança ao A NAÇÃO um dos representantes, Giovani dos Reis.
“É um aplicativo semelhante ao Uber. Queremos que os clientes tenham o táxi mesmo ao pé de casa, ou em qualquer outro lugar com apenas um clique, de forma cômoda. Sabemos que há muita criminalidade, nomeada- mente assaltos à mão armada, envolvendo os táxis”, explica.
“Deslocação segura”
Para Giovani dos Reis, o “Zoomly” quer mostrar que é possível ter uma viagem segura e sem percalços pelo caminho, sendo que, conforme avança, 50% dos assaltos acontecem quando as pessoas estão à espera do táxi.
Além do mais, os táxis desses aplicativos, sejam do “Zoomly” ou do “Nha Táxi», priorizam o pagamento via cartão bancário, no sentido de evitar que o taxista tenha dinheiro à disposição, evitando eventuais prejuízos em caso de assaltos. Outra vantagem dos táxis por aplicativo é a uniformização dos preços dos percursos interurbanos, muito discutido entre os utentes.
“No ‘Nha Táxi’ os utilizadores podem consultar o preço do per- curso antes de pedir o táxi e evitar, posteriormente, ter de discutir o preço da viagem com o taxista, como muitas vezes acontece nos táxis comuns”, avança Keiton Carvalho, do “Nha Táxi».
Expansão
Ambos os aplicativos continuam no processo de inscrição de taxistas nas respectivas plataformas e têm ganhado cada vez mais utilizadores na cidade da Praia, sendo que, nos próximos meses, a inovação vai chegar às outras ilhas do país. No caso de “Zoomly”, pretende chegar ao mercado de São Vicente em janeiro e no Sal e Boa Vista no mês de fevereiro.
Por enquanto a aceitação dos táxis por aplicativo tem sido “boa”, conforme avançam os representantes das duas empresas e prevê-se o aumento de utilizadores nos próximos meses com a massificação dessas plataformas no país e reforço dos serviços de táxi.
O “Zoomly” e o “Nha Táxi» estão disponíveis para download na “play store” e “app store”, funcionam durante todo o dia e podem ser encontrados em diversos idiomas.
Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 749, de 06 de Janeiro de 2022