Os produtores de inhame, em Tarrafal de Monte Trigo, que possui uma das maiores produções de Cabo Verde, estão a beneficiar de um investimento à volta de 18 mil contos, que visa o reforço do cultivo e aumento da produção.
Os investimentos são financiados pelo Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), através do programa de promoção das actividades socio-económicas rurais (Poser), no âmbito de um pacote de projectos em curso no concelho do Porto Novo, cujo financiamento ronda os 25 mil contos.
O delegado do MAA no Porto Novo, Joel Barros, explicou que estes investimentos, que estão na fase de implementação, incidem no reforço do cultivo do inhame com a construção de reservatórios, na criação de novas parcelas e na instalação de rega gota-a-gota, mas também na instalação de um centro pós-colheita no Tarrafal de Monte Trigo.
Tarrafal de Monte de Trigo é considerado um dos maiores produtores do inhame, em Cabo Verde, com uma produção à volta de 700 toneladas por ano.
Os 30 produtores beneficiados almejam, com a implementação dos investimentos, conquistar novos mercados para o inhame, actualmente, comercializado somente em Santo Antão e São Vicente, a um preço que varia entre 100 a 150 escudos por quilograma.
C/ Inforpress