A Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV) e o Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV), assinam, na tarde desta sexta-feira,7, um protocolo de cooperação institucional nos domínios da criação, organização, conservação, preservação e divulgação dos arquivos municipais.
O referido protocolo de cooperação, com assinatura marcada para às 15 horas desta sexta-feira,7, na sede da ANMCV, na cidade da Praia, inclui entre as áreas de interesse, a formação de técnicos dos 22 municípios de Cabo Verde, em matéria de gestão e organização dos arquivos municipais.
A cooperação institucional entre as duas entidades visa, segundo as cláusulas, criar e implementar os Arquivos Municipais em Cabo Verde, promover a criação de condições formações académicas no domínio da ciência de informação documental, bem como disponibilizar infra estruturas físicas, recursos humanos e equipamentos para o funcionamento dos serviços de arquivos junto de cada município.
Juntos, o IANCV e a ANMCV pretendem ainda realizar atividades de investigação e promover exposições temáticas, debates, conferências, seminários, palestras e colóquios no país e na diáspora.
Os encargos financeiros para a execução do projeto estarão a cargo das duas instituições, que deverão mobilizar recursos para esta cooperação mínima de três anos.
O acto de assinatura deste protocolo institucional entre o presidente da ANMCV, Herménio Fernandes e o presidente do IANCV, José Maria Tavares na tarde desta sexta-feira,7, contará com a presença do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e Ministro do Mar, Abraão Vicente.