O fotógrafo cabo-verdiano Zé Pereira é convidado do Banco Mundial para participar de uma exposição virtual sobre África, tendo como título “We are Africa: The Power of Women and Youth”.
O evento, acontece em Maio, no âmbito do Programa de Arte do Grupo Banco Mundial, uma plataforma para os artistas comunicarem as esperanças e lutas de suas comunidades e suas experiências de desafios de desenvolvimento global.
A exposição, que contará com a participação de fotógrafos de diversas nacionalidades, estará patente nos sites da região do Banco Mundial em África e provisoriamente no Google Art and Culture.
Para Zé Pereira “é uma enorme honra, participar e mostrar, um ano depois, em evento de tão grande importância internacional, imagens de Cabo Verde, desta feita, a convite do Banco Mundial”.
O fotógrafo são-vicentino propõe apresentar no evento, fotografias que mostram as mudanças climáticas, o meio ambiente, a gente e a cultura cabo-verdiana, com ênfase na mulher cabo-verdiana.
Carreira
Ao longo da sua carreira, Zé Pereira já participou em 28 exposições fotográficas a nível nacional e 12 internacionais.
De entre as conquistas, foi vencedor do concurso de fotografia Cabo Verde – Paisagens, Fauna e Flora e é fotógrafo oficial de diversos eventos e festivais, para além de autor de duas colecções postais de Cabo Verde.
O fotógrafo vem pesquisando e recolhendo vivências em todas as ilhas de Cabo Verde que resultaram em dois livros de fotografia intitulados “Cabo Verde nôs bilida d’Odju” (2018) e Aves Introduzidas, Migratórias e endémicas de Cabo Verde (2019).
C/INFORPRESS