PUB

Covid-19

São Vicente: 40 profissionais infectados com Covid-19 obriga a reorganização dos serviços do HBS

Um total de 40 profissionais dos diversos serviços do Hospital Batista de Sousa, em São Vicente estão infectados com a Covid-19. Os casos positivos obrigaram essa estrutura de saúde a reorganizar os serviços, tendo em conta a falta de profissionais. A demanda ao banco de urgência também aumentou.

“Neste momento, temos cerca de 40 profissionais infectados, o que nos deixa bastante prejudicados no nosso dia-a-dia. E, por isso, pedimos à população compreensão porque os profissionais que aqui trabalham também são pessoas, como qualquer outra, e têm também direito à sua convalescença”, declarou a directora do HBS, Ana Brito.

Conforme a mesma fonte, as escalas estão “mais apertadas”, e tanto os médicos como enfermeiros, ajudantes de serviços gerais e técnicos já estão a fazer “muito esforço” com o prolongamento de turnos.

“Não suspendemos os serviços totalmente, temos feito menos cirurgias, mas estamos a manter toda a reorganização que tínhamos feito anteriormente. Todos os doentes que têm de fazer alguma intervenção cirúrgica, ou algum procedimento mais invasivo, têm que fazer PCR nas 72 ou 48 horas antes para termos mais segurança aliada à protecção individual que fazemos”, esclareceu.

Banco de urgências do HBS lotado

Sobre a afluência de pessoas nos últimos dias, no Banco de Urgência do Hospital Baptista de Sousa, Ana Brito aconselhou os pacientes a “usarem o sistema de saúde de forma organizada” e a quem não tiver sintomas a permanecer em casa.

Estes, sugeriu, devem telefonar para os centros de saúde das respectivas zonas de residência que estão preparados para orientá-las, principalmente sobre a realização de testes.

As pessoas sem sintomas devem aguardar em casa, já os com sintomas mais graves podem procurar as estruturas de saúde, segundo Ana Brito.

Segundo Ana Brito, actualmente o hospital tem 12 pessoas internadas com covid-19, mas a situação de saúde delas é estável, porque a maioria tem pelo menos duas doses de vacina.

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde esta terça-feira foram diagnosticados 237 casos de covid-19, em São Vicente, elevando para 1.048 casos activos, atingindo uma taxa de positividade de 30,8 por cento (%).

C/ inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top