PUB

Covid-19

87% das amostras enviadas para Dakar acusaram ser da Omicron – INPS

Entre 202 amostras testadas no Instituto Pasteur, em Dakar, 87% resultaram positivas para a nova variante. As amostras foram, sobretudo, da ilha de Santiago.

Em comunicado enviado esta manhã à imprensa, o Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP confirmou que as amostras enviadas para o Senegal confirmaram a circulação da variante Omicron em Cabo Verde.

Segundo a mesma fonte, foram enviadas um total de trezentas amostras, das quais 202 foram processadas e, destas, 87% confirmaram a suspeita de que a variante já estava em Cabo Verde.

“As amostras enviadas foram sobretudo da ilha de Santiago, estando a ser envidados esforços, junto da companhia aérea e dos transportes marítimos, para, nos próximos dias, enviarmos amostras referentes às outras ilhas para a sequenciação genómica”, adiantou a mesma fonte.

Na mesma nota, o INSP realça que a variante Ómicron é mais contagiosa do que as variantes anteriores, pelo que reforça o apelo a toda a população cabo-verdiana para uma adesão massiva à vacinação e a redobrar os esforços na implementação das medidas preventivas.

PUB

PUB

PUB

To Top