O plano de actividades e orçamento da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo para 2022 foram aprovados com sete votos a favor do MpD (partido que gere a câmara) e seis abstenções do PAICV (oposição).
Este que é o segundo orçamento para o mandato 2020-2024, está orçado em 264 mil contos, e sofre uma redução de 10 mil contos comparativamente ao do ano anterior.
Em declarações à imprensa, o líder da bancada do Movimento para a Democracia (MpD), Daniel Vieira, justificou o voto a favor por se tratar de um orçamento que prioriza investimentos no sector da água, construção e reabilitação de casas de famílias carenciadas, construções de cisternas e casas de banho e requalificação de estradas municipais.
O líder da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Nasolino de Carvalho, não obstante a sua bancada ter votado abstenção, criticou o facto de o plano de actividades anexado ao orçamento, ora aprovado, ser repetitivo, ou seja, traz alguns projectos do orçamento do ano anterior.
Os dois instrumentos, que, segundo ele, vão promover o assistencialismo nesse município do interior de Santiago, deixaram de fora os projectos como o campo relvado e a construção do “Picos no Coração” que não foram executados em 2021 como propalado pela autarquia salvadorenha.
O presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, disse que este orçamento para o tempo de “contenção” está voltado para a protecção social, das famílias, sobretudo as mais necessitadas.
Este instrumento, assegurou, vai dar continuidade às políticas da autarquia no que concerne à água, para que todas as comunidades tenham este líquido, numa parceria com o Governo, AdS e PNUD.
Nesta terceira sessão ordinária da Assembleia Municipal de São Salvador do Mundo para o mandato 2020-2024, os eleitos municipais aprovaram a deliberação que aprova o novo modelo de planta de localização no município.
C/ Inforpress