PUB

Santiago

Avelino Bonifácio Lopes eleito presidente da SOLMI

O economista e consultor Avelino Bonifácio Lopes foi eleito, na sexta-feira, 24, o novo presidente do conselho de direcção da Cooperativa de Poupança e Crédito de Apoio às Iniciativas de Autopromoção (SOLMI-COOP) e igualmente da Associação de apoio às Iniciativas de Autopromoção (SOMI-ONG). O também ex-ministro substitui no cargo Mário Moniz, falecido em Novembro. 

A SOLMI (cooperativa e associação) reuniu-se, no dia 24, em Assembleia Geral para eleger os novos órgãos para as duas instituições, com o objetivo de repor os órgãos sociais para o triénio 2021-24.

Enquanto membro fundador, Avelino Bonifácio Lopes encabeçou as duas listas e foi eleito por unanimidade dos votos expressos.

Em declarações ao A NAÇÃO, Lopes disse que concorreu ao cargo na associação por ser membro fundador, activo e participativo, mas também um dos colaboradores mais próximos do então presidente, Mário Moniz, conhecedor das actividades e projectos, bem como das parcerias que a SOLMI possui.

Melhorar intervenção no domínio dos ODS

O seu plano, segundo frisou, é dar continuidade e potenciar o “bom trabalho” que vinha sendo feito, melhorando lá onde seja necessário, mas também alargar a novos domínios e introduzir novas dinâmicas.

No sector social, prevê aumentar substancialmente a capacidade de intervenção da SOLMI nos domínios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente nos ODS 1 (erradicar a pobreza), ODS 6 (água potável e saneamento), ODS 7 (trabalho digno e crescimento económico), ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e ODS 13 (ação climática).

“Para isso, continuaremos a intervir nos domínios da luta contra a pobreza e da educação, mas reforçaremos a inserção social das famílias pobres, principalmente das periferias urbanas, através de actividades geradores de rendimento e emprego, bem como a formação, sempre numa perspetiva de sustentabilidade, e sempre assente na lógica do “ensino da pesca” e no “financiamento dos equipamentos da pesca”, indicou.

Transformação da SOLMI-COOP num micro banco

No sector das microfinanças, o objectivo, disse o nosso interlocutor, é lançar as bases para a transformação da SOLMI-COOP num micro banco de referência.

“Isso obriga-nos a continuar a expandir o nosso mercado-alvo e explorando o meio rural, mas também o subsetor das micro e pequenas empresas”, explicou, discriminando particularmente as periferias urbanas e a modernização das ferramentas de intervenção, com especial enfoque no uso das Tecnologias de Informção e Comunicação (TIC).

Novas parcerias são prioritárias

No domínio social, revelou, a prioridade será a mobilização de novas parcerias, externas e duradouras, para suportar um aumento, expandir a capacidade de intervenção e aumentar a previsibilidade das suas intervenções.

Esta reforma exigirá, no entanto, uma maior capacidade negocial e de alguma capacidade de arrecadação de receitas próprias, segundo a mesma fonte.

Já no que toca às microfinanças, a prioridade será o aumento da carteira e da rentabilidade das operações, através de uma maior exploração do potencial do segmento de mercado de micro e pequenas empresas, suportado pela modernização dos instrumentos de crédito.

SOLMI: instituição vincada e credível

A SOLMI, sublinhou o novo eleito, é uma das ONG mais experientes e credíveis, com intervenções mais consistentes e sólidas nos municípios onde intervém, granjeadas ao longo dos seus mais de trinta anos de existência e actividades multifacetadas e ininterruptas, contando com um leque de parceiros nacionais e estrangeiros.

As suas intervenções mais marcantes têm sido nos domínios da luta contra a pobreza, com actividades que vão desde construção ou reabilitação de casas, construção de casas de banho, ligações domiciliárias de rede de água, eletricidade e esgotos.

Educação e formação

A SOLMI actua também na área da educação e formação, com cursos diversos de formação profissionalizante, apoio com kits e transporte escolar, reabilitação de escolas e jardins infantis, bem como nos domínios do ambiente e da inserção social, nomeadamente de crianças portadoras de deficiência.

Quanto à SOLMI-COOP, embora não seja, segundo Bonifácio Lopes, uma das maiores instituições nacionais de microfinanças, concede dezenas de milhares de contos de créditos anualmente a promotores individuais ou micro e pequenas empresas para iniciarem ou reforçarem os seus negócios em vários sectores de actividades e municípios do país.

Actualmente conta com agências na Praia, em Santa Cruz e em Santa Catarina de Santiago.

Aprovação de instrumentos de gestão

Para além da eleição do novo corpo da organização, foram também aprovados instrumentos de gestão, a saber relatórios de actividades e contas dos últimos exercícios, bem como o plano de actividades e orçamento para o próximo ano.

A Assembleia Geral, segundo Avelino Bonifácio, aproveitou a oportunidade para introduzir algumas alterações aos estatutos da organização.

As eleições resultaram de listas únicas, em ambos os casos, encabeçadas Avelino Bonifácio, e eleitos por unanimidade dos votos expressos.

De recordar que Avelino Bonifácio tinha sido presidente da SOLMI entre 2013 e 2017.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 748, de 30 de Dezembro de 2021

PUB

PUB

PUB

To Top