PUB

Mundo

Um dos rostos contra o Apartheid: Morreu o Nobel da Paz, Desmond Tutu

Morreu aos 90 anos, Desmond Mpilo Tutu, Arcebispo da Igreja Anglicana e também um dos rostos contra o Apartheid, na África do Sul, luta pela qual venceu o Nobel da Paz, em 1984.

A informação da morte do Nobel da Paz, Desmond Tutu – conta o portal pt.euronews.com -, foi divulgada, este domingo, 26, pela Presidência da África do Sul..

“O falecimento do Arcebispo Emérito, Desmond Tutu, é outro capítulo de Luto na despedida da nossa Nação a uma Geração de Notáveis Sul-Africanos, que nos legou uma África do Sul Libertada”, escreveu o Presidente Cyril Ramaphosa.

Desmond Tutu era um dos rostos da luta da África do Sul, contra o governo da Minoria Branca, e destacou-se “como um defensor não-sectário e inclusivo dos Direitos Humanos Universais”, acrescentou Ramaphosa.

Tutu era um grande amigo de Nelson Mandela, a única pessoa no Mundo a receber dois Prémios Nobel da Paz. O Arcebispo era visto pelos Sul-Africanos como um reconciliador de uma Nação dividida, durante décadas.

Dez anos depois de vencer o Nobel da Paz pela Luta contra o Apartheid, testemunhou o fim do Regime e Presidiu a Comissão de Verdade e Reconciliação, criada para tornar públicas as atrocidades cometidas durante o período de segregação.

PUB

PUB

PUB

To Top