O Ministério do Mar autorizou, quinta-feira, 23, a continuidade dos trabalhos de recuperação do Tanquinho d’Matiota, em Mindelo, São Vicente, que foram interrompidos pela Polícia Marítima.
Abraão Vicente deu esta garantia ao visitar as obras de recuperação do “tanquinho d’Matiota”, um desafio lançado por António Pedro Silva, ex-presidente da Associação para a Defesa do Consumidor (ADECO), e abraçado pela sociedade sanvicentina, visando devolver esse espaço à população de São Vicente.
“O ministério do Mar acaba de assinar agora o aval de não objeção para a continuidade dessas obras, com a concordância da Capitania dos Portos, desde que as máquinas sejam utilizadas apenas nas zonas secas e os entulhos não sejam deitados ao mar”, afirmou o governante, para quem a polémica que se criou à volta dessa iniciativa deve-se à falta de informação e de diálogo, porquanto a obra não vai afectar o meio ambiente, os corais e o ecossistema.
Segundo Abraão Vicente, já havia um projecto do Ministério do Mar para recuperar o espaço e devolvê-lo à população, pelo que essae ministério vai apoiar uma vez que há uma iniciativa popular com esse objectivo e com grande envolvimento da sociedade civil.
O ministro do Mar garantiu, igualmente, que a área do “Tanquinho d’Matiota” não está abrangida por nenhum projecto nem pela construção da vila provisória que vai acolher a Regata Ocean Race.
Por sua vez, o promotor da iniciativa, António Pedro Silva, mostrou-se satisfeito com a abertura do ministro e afirmou que nunca foi intenção pôr em causa o ambiente marítimo, mas sim trabalhar para o bem da população.
C/ Inforpress