Decorrem, neste momento, em vários municípios do país, feiras de Natal com diversas actividades culturais. O destaque vai para a promoção do artesanato que nesta quadra festiva oferece ao público nacional e estrangeiro opções variadas de produtos “terra-terra”. Mas esta é também uma época propicia para discos e livros.
A rua pedonal, da cidade da Praia, acolhe por estes dias, até 31 de Dezembro, feiras de artesanatos com produtos diversos: rendas e bordados, colares e pulseiras, bolsas e mochilas, entre outros “made in” Cabo Verde, criações de artesãos oriundos de vários pontos da capital.
Também no Platô, desta vez no Palácio da Cultura Ildo Lobo, podem ser encontrados produtos da mesma natureza, que nesta quadra festiva costumam ter maior saída.
Na Assomada, Santa Catarina, a autarquia promove desde o dia 21 a Feira de Natal com artesãos locais, para além de outras actividades que incluem a animação musical. O evento decorre até 24 de Dezembro.
Em São Vicente, a Alliance Française do Mindelo realiza, até o dia 31, uma feira da mesma natureza e com o mesmo fim, a promoção do artesanato nesta quadra festiva.
Esta actividade cultural, que conta com uma mostra de produtos de bijuteria, bonecos de pano e outros artigos, já faz parte da agenda anual da Alliance, pensando nos presentes de Natal, mas também na chegada dos emigrantes e dos turistas. A mostra deste ano conta com cinco expositores.
Ainda no âmbito desta quadra festiva, a Câmara Municipal da Boa Vista arrancou, em Sal Rei, no dia 20, com a sua Feira de Natal. Os diversos produtos e exposições de vários artistas, incluem stands de roupas e calçados, entre as opções de presentes aos boa-vistenses. A feira, no lado do Centro de Artes e Cultura, decorre até dia 31 de Dezembro.
Discos e livros
Entretanto, tendo em conta as opções de presentes para esta quadra festiva, decorre na Biblioteca Nacional na Cidade da Praia a Feira de Livros – Especial Natal, com obras para todos os gostos e idades. Os descontos vão até 50 por cento nos preços.
Aliás, para o público amante da leitura, as livrarias da Praia e do Mindelo, principalmente, apresentam este ano vários novos títulos, de autores consagrados e não só. Portanto, pouco a pouco, a par de discos e outras formas de presente, os livros vão reforçando, nesta época, o naipe de ofertas na hora de escolher uma lembrança para assinalar esta quadra festiva.