O Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional lamentou hoje o desaparecimento físico de André Corsino Tolentino, ex-ministro da educação, diplomata e embaixador de Cabo Verde, falecido esta manhã na cidade da Praia.
“O passamento de Corsino Tolentino, por que era mais conhecido, é sentido por todos, com tristeza e pesar. De Santo Antão, a ilha que o viu nascer, para todo Cabo Verde e para o Mundo, fez um percurso ímpar, de Combatente da Liberdade da Pátria, de parlamentar e um dos signatários da Proclamação da Independência de Cabo Verde no dia 5 de Julho de 1975, de governante, enquanto Ministro da Educação e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros”, sublinha o ministério, em nota enviada à imprensa.
No mesmo documento, recorda ainda outras facetas de Corsino Tolentino, como seja o de académico, professor, consultor internacional, escritor e de analista político.
“Enfim, de um intelectual completo, na diversidade e pujança do termo, um homem de ação e um homem de coragem face à adversidade, como testemunha o seu último livro “A vitória é hoje”, sublinha.
Assim, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e os seus funcionários, diplomáticos em particular, saúdam o Diplomata e Embaixador que “esteve à frente de várias batalhas da nossa Política Externa, à qual se dedicou com maestria”, durante anos seguidos.
“Os colegas apreciavam nele o homem cortês e de fino trato intelectual, pela excelência e rigor das suas análises, recomendações e propostas de trabalho”, recorda a mesma fonte.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional endereça à esposa, às filhas e aos demais familiares “as mais sentidas condolências”, nesta hora de recolhimento em memória de Corsino Tolentino.
André Corsino Tolentino, natural de Santo Antão, faleceu esta terça-feira, na Cidade da Praia, vítima de doença prolongada. No passado 26 de Novembro lançou, na Praia, o seu último livro, intitulado “A vitória é hoje”, um testemunho da sua vivência diária com a Paralisia Supranuclear Progressiva.