A Câmara Municipal do Porto Novo, Santo Antão, e a Delegacia de Saúde local estão a articular estratégias para combater o aumento de casos de Covid-19 nesse município que é, neste momento, o segundo do país com maior número de casos.
O município do Porto Novo é, actualmente, um dos mais afetados pelo aumento de casos de Covid-19. Com 27 casos ativos, o município é o segundo mais afetado no país, atrás apenas do município da Praia com 29 casos.
A vereadora que responde pelo pelouro da Saúde na Câmara Municipal do Porto Novo, Joana Delgado, disse à Inforpress que, face ao aumento do número de casos diários neste concelho é necessário articular formas de suster as infecções.
Nos últimos dois dias foram registados dez casos positivos neste município santantonense, adianta a mesma fonte, segundo a qual a ilha de Santo Antão tem, neste momento, 34 doentes de covid-19.
Actualmente, a atenção dos serviços de saúde está centrada na campanha de vacinação dos adolescentes entre os 12 e 17 anos, prevendo-se “ainda antes das férias de Natal” vacinar 1.600 alunos no Porto Novo.
A taxa de vacinação na população maior de 18 anos neste município estima-se em 100 por cento (%) com a primeira dose e “mais de 90%” com a segunda dose, tendo-se já começado a ministrar a terceira dose às pessoas maiores de 60 anos e com doenças crónicas.
C/ Inforpress