Informações avançadas na noite de domingo,19, apontam para a eleição de Rui Semedo como novo presidente do PAICV com cerca de 99% dos votos, segundo dados provisórios.
A informação provisória é avançada pelo próprio Rui Semedo, completando ainda que a participação ronda os 40%, um número superior ao esperado.
Rui Semedo é líder interino do PAICV desde Abril, depois de Janira Hopffer Almada ter colocado o cargo à disposição, na sequência da derrota nas últimas eleições legislativas. Enquanto candidato a líder do partido, propôs aos militantes do PAICV um projecto que, segundo diz, “congrega” e é aberto a todas as sensibilidades e gerações.
O objectivo, conforme indicou, é reforçar a coesão interna do partido, na oposição desde 2016, e preparar a força política para os desafios que se colocam no futuro.
De acordo com dados disponibilizados após o acto eleitoral deste 19 de Dezembro, o congresso nacional do maior partido da oposição está aprazado para os dias 28, 29 e 30 de Janeiro do próximo ano, onde Rui Semedo será relegitimado.
Os dados disponibilizados pela Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização do PAICV indicam que, a nível nacional, o partido tem 31.899 militantes inscritos e cerca de 1.610 na diáspora.
C/Inforpress