O antigo vereador da Câmara Municipal do Tarrafal (de Santiago) e ex-deputado José Manuel Soares, é o primeiro coordenador do recém-criado Gabinete de Desenvolvimento do Turismo.
A nova Orgânica do Ministério do Turismo e Transportes (MTT) extingue a Direção-Geral do Turismo e Transportes (ex-DGTT) cria o Gabinete de Desenvolvimento do Turismo (GDT).
Na sequência, o ministro Carlos Santos indigita, como coordenador do referido Gabinete, o antigo vereador da Câmara Municipal do Tarrafal (de Santiago), ex-deputado, activista de várias causas e investigador José Manuel Soares, como o seu primeiro coordenador.
O GDT é o órgão de apoio ao ministro do Turismo e Transportes, para a concepção das políticas do Sector Turístico, com vista à materialização de “um Turismo Sustentável em Cabo Verde e com novos produtos turísticos”.
De relevar que, presentemente, o MTT está instalado no segundo piso, do antigo Prédio do BCV (Banco de Cabo Verde, também conhecido pelas ex-Galerias Praia), no Platô, mesmo defronte ao Mercado Municipal.
José Manuel Soares tem vastos estudos sobre o ex-Campo de Concentração do Tarrafal – também chamado de “Campo de Morte Lenta” -, estabelecido em 1936, pelo Decreto 26:539, de 23 de Abril de 1936, com a vocação de “calar” as vozes incómodas ao Regime Colonial Português