A comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos vai homenagear, este sábado, 18, o jornalista Valdir Alves, considerado a voz da diáspora, no país, e que está, no momento, a enfrentar problemas de saúde.
A campanha “Amigos e artistas em solidariedade com Valdir Alves”, junta a comunidade cabo-verdiana, e não só, num jantar solidário, com música ao vivo, este sábado, no Restaurante Santana, em Brockton, com o intuito de arrecadar doações a favor do jornalista. O contributo por pessoa é de 50 dólares.
A iniciativa partiu do produtor Tony Araújo e rapidamente mobilizou um grupo de trabalho, composto por artistas, empresários e comunidade no geral.
O jantar contará com a presença de uma extensa lista de artistas, entre os quais Michel Montrond, Ana Lopes, Ritinha Lobo, entre outros.
Todos ofereceram os seus serviços gratuitamente, assim como o espaço, disponibilizado pelos empresários Djonsa e Nelson, segundo frisou Tony Araújo.
Espera-se, segundo a mesma fonte, a presença de cerca de 500 pessoas.
A organização também está a aceitar contribuições através do aplicativo CASH APP.
“Há muitos amigos e conhecidos dele que não poderão estar presentes no evento, marcado para o dia 18 deste mês. Entretanto, qualquer amigo, familiar, artista ou conhecido que tiver algum interesse em fazer alguma doação para esta campanha poderá fazê-lo diretamente no Cash App do nosso amigo e querido jornalista Valdir Alves”, escreveu Tony Araújo, na sua página do Facebook.
Biografia
Valdir Alves é natural da ilha do Fogo. Foi professor na Cidade da Praia, logo após os estudos liceais.
Exerce a profissão de jornalista desde 1985, tendo trabalhado na Rádio Nacional de Cabo Verde, de 1985 a 1989, depois de ter recebido uma formação com profissionais da TSF e CENJOR de Portugal, seguido de um estágio na Rússia.
Emigrou para os Estados Unidos em 1989, onde é o fundador, produtor e apresentador do programa televisivo “Cabo Video”, há mais de 30 anos.
Foi também animador do programa “Saudades de Cabo Verde” na Rádio “Voz do Emigrante”, do programa “Porton di Nos Ilha”, de 1996 até 2015, e colaborador da Rádio “Nha Terra” em Boston, entre outros programas.
Foi um dos fundadores e editor dos jornais “Correio do Imigrante” e “Nôs Jornal”.
É colaborador da Rádio de Cabo Verde, Televisão de Cabo Verde e da Radio France Internacional.
Foi durante alguns anos animador do programa “Café da Manhã” da Rádio “Brockton fm”, com audiências em todo mundo e ouvintes de várias nacionalidades.
Para além das funções de jornalista, tem sido promotor de espectáculos desportivos, culturais e musicais, envolvendo grandes nomes da nossa música a nível local, de Cabo Verde e de Portugal.
Foi treinador de futebol em Cabo Verde , mais precisamente dos juniores do Vilanovense e treinador e cofundador da equipa La Paloma.
Nos Estados Unidos treinou os juniores do “Emigrantes Futebol Club de Brockton”.