Os utentes da Casa da Sopa e da Loja Social participam esta sexta-feira,17, do tradicional almoço de Natal, promovido pelo Pelouro de Desenvolvimento Social, através da Direção da Promoção Social, Igualdade e Equidade de Género da Câmara Municipal de Santa Catarina.
Segundo nota de imprensa, este evento tem por objectivo “levar sorrisos e animação musical aos utentes”, mais de 70 pessoas apoiadas pela Casa da Sopa e Loja Social, dois projectos sociais da autarquia, que contam com o apoio e solidariedade de vários parceiros no combate à pobreza e à exclusão social.
O evento arranca às 10 horas, nas instalações da Casa da Sopa
A Loja Social, recorde-se, surgiu como uma medida política municipal de combate à pobreza e à exclusão social, mas, também, como um “contributo para a sustentabilidade do projeto de intervenção e apoio social aos mais necessitados que, através de uma rede de parcerias entre instituições solidárias, pretende promover melhores condições de vida às pessoas em situação de maior vulnerabilidade social”.
Nessa loja, estão à disposição dos utentes peças de vestuário e calçado para homens, mulheres e crianças, para além de artigos de higiene, material escolar e produtos alimentares. Em cerca de 3 anos já foram atendidos mais de 3 mil utentes.
Por sua vez, a Casa da Sopa está direcionada para o apoio a pessoas que aparentam situação de depressão, doentes mentais moderados, idosos sem apoio familiar, que carecem de proteção social nos domínios de assistência médica, medicamentosa e alimentação, para além de animação e convívio entre os utentes, com atividades culturais, desportivas e recreativas.
Em mais de três anos a Casa da Sopa atende em média diária cerca de 70 utentes, com pequeno-almoço e almoço, sendo que alguns levam ainda o jantar para casa.
No serviço ambulatório este espaço faz ainda assistência com géneros alimentícios e outras necessidades básicas, tais como vestuário, botija de gás, colchões e cobertores, entre outros.