A população da cidade da Praia, sai à rua esta sexta-feira,17, para marchar contra a onda de violência que tem assombrado a cidade e o país ultimamente, com destaque para a Violência Baseada no Género e violência sexual contra menores. A Marcha Lilás está marcada para às 16h30, com concentração no Memorial Amílcar Cabral, na Várzea.
A iniciativa é de um grupo de activistas sociais da cidade da Praia numa marcha que se ergue pelas vítimas de violência em Cabo Verde, denominada Marcha Lilás, a cor da luta contra a Violência Baseada no Género (VBG).
Segundo nota de imprensa, este é um evento para toda a sociedade civil, “todos aqueles que estão descontentes com o cenário da violência no país, particularmente a perpetrada nos últimos meses e que preocupam seriamente a sociedade cabo-verdiana”.
“Os últimos acontecimentos, marcados por assassinatos e casos de abuso e violação sexual contra menores, bem como determinadas penas aplicadas em casos de violência sexual contra crianças, mostram que não podemos permanecer em silêncio ou manifestar a nossa indignação apenas nas redes sociais”, descrevem.
Neste sentido, conta-se com o engajamento de todos acreditando que “a luta contra a VBG e contra o abuso e violação sexual de menores deve merecer respostas e penas mais firmes e deve merecer da parte da Sociedade Civil um sinal claro de repúdio”.
Com concentração marcada para às 16h30, no Largo do Memorial Amílcar Cabral, na Várzea, a Marcha Lilás vai percorrer a Avenida Cidade da Lisboa, passar pelo Palácio do Governo, seguindo para Chã de Areia, Avenida dos Combatentes e terminam no Platô, na Praça Alexandra Albuquerque.