Os moradores de Safende, na Praia, saem este sábado à rua, numa manifestação pacífica para chamar a atenção das autoridades e a consciência dos moradores na defesa dos seus direitos , exigindo uma “vida digna” para o bairro.
A iniciativa é da Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) e está agendada para às 16h30, com concentração no largo da cabine do bairro, para um percurso até ao fundo Safende.
Erguendo cartazes e palavras de ordem que se impõe, a ACAS justifica esta saída às ruas como uma “chamada de atenção das autoridades e a consciência dos moradores na defesa dos seus direitos à acessibilidade, à saúde, à protecção social, enfim, a uma vida digna morando em Safende”, garantem.
Acessibilidade
Como uma das questões fortes para esta manifestação, a associação traz à tona a situação da obra de drenagem de Safende iniciada em fevereiro de 2020,visando corrigir o curso de água e melhorar a acessibilidade desta zona que resultou no desvio de estrada para uma via alternativa.
“Compreensível no primeiro momento e a população estava a contar que aquela via alternativa fosse um sacrifício momentâneo até a conclusão das obras, já que aquela estrada não oferece condições, pois, além de estreita e esburacada, não é nada convidativo para as viaturas. Ridiculamente, e sem motivos esclarecidos, hoje ainda a situação se encontra estagnada e sem data de retoma”, justificam.
Assim, apoiado no artigo 53º da Constituição da República de Cabo Verde (liberdade de reunião e manifestação), estes cidadãos resolveram organizar esta manifestação de “descontentamento e apelo à retoma nas melhores condições”.