PUB

Política

Falta de água Praia e São Domingos: Olavo Correia garante que situação já foi regularizada

O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, informou nesta sexta-feira,10, que a regularização na distribuição de água nos concelhos da Praia e de São Domingos já foi reposta, apontando que há “entendimento administrativo” entre as empresas Electra e AdS.

Olavo Correia fez esta intervenção durante o debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022), dando a garantia de que “tudo está normalizado”.

O também ministro das Finanças avançou ainda que “em relação aos montantes inscritos, serão pagos pelo Estado ou será feito encontro de contas quando existem créditos a favor de uma empresa e também a favor do Estado”.

Isto, no âmbito da discussão do artigo 44, sobre o financiamento da tarifa social de fornecimento de energia eléctrica e abastecimento de água, que ficou estabelecido no Orçamento do Estado (OE) com o montante de 200 milhões de escudos.

O governante defendeu ainda que é preciso esclarecer que no que tange ao pagamento das dívidas de eletricidade e água, muitas delas não estavam a ser cobradas, e que foi um resultado “muito positivo” tendo permitido a formalização, a regularização e o início do pagamento às empresas dos serviços prestados aos cidadãos.

“Esta medida não vai, de forma alguma, pôr em causa a tesouraria das empresas, apesar de estarmos num momento de restrição, de quebra de facturação, algumas empresas estão com tensão a nível da tesouraria, mas não é por causa desta medida”, explicou.

Neste sentido, avançou que o Estado vai cumprir com a sua obrigação que é pagar aquilo que está inscrito no artigo em questão, que tem a ver com a coparticipação no financiamento da tarifa social para energia e água no País.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top