Arrancou hoje,10, em Ribeira das Patas, as provas do Santo Antão Triangle Trail. Um total de 125 atletas nacionais e internacionais participam do circuito na ilha das montanhas.
Do programa do Santo Antão Triangle Trail constam as provas de trail curto, trail longo e ultra trail, caminhadas, kids run e a gala Cabo Verde Trail Series para homenagear os vencedores e distinguir o principal parceiro do projecto.
Conforme a organização, que está a cargo da empresa InTontum e do Instituto do Desporto e da Juventude de Cabo Verde, além dos 125 atletas nacionais e internacionais, dos quais se destacam consagrados nomes oriundos de países como Portugal, Espanha, Inglaterra e Canadá, a competição terá ainda a participação de 200 caminheiros e 360 crianças com idades entre os 04 e os 12 anos.
O ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro avançou que o Governo pretende, “a muito breve trecho”, posicionar o Santo Antão Triangle Trail como um dos circuitos internacionais de trail.
Maior engajamento
Carlos Monteiro disse ter constatado que, em relação a 2020 e anos anteriores, tem havido agora em 2021, em todas as etapas do Cabo Verde Trail Series, “um engajamento muito maior” dos atletas nacionais, o que tem permitido dar qualidade ao evento, e destacou a presença, em Santo Antão, de atletas internacionais.
Em 2022, o Cabo Verde Trail Series vai continuar com cinco etapas a começar em Abril pela ilha do Fogo que oferece, segundo o ministro, “uma atractividade muito grande” para ajudar a posicionar Cabo Verde a nível internacional na modalidade do trail de montanha.
A aposta de Cabo Verde no trail de montanha promove uma modalidade que já tinha alguns praticantes informais e contribui para diversificar a oferta turística no país, avançou a mesma fonte.