A obra “Gestão de Stakeholders-O Papel do Gestor do Século XXI”, de José Carlos Teixeira, é apresentada esta quinta-feira,9, no Auditório da Caixa Económica, na cidade da Praia. A apresentação da obra está marcada para às 17 horas e está a cargo de Amílcar Aristides Monteiro.
Segundo nota de imprensa, o tema “gestão de stakeholders” é de “especial relevância”, pois “as organizações são verdadeiros centros de interesses” em dois contextos diferentes que pontua a obra.
“Por um lado, os consumidores estão cada vez mais exigentes e as pressões da sociedade por questões ambientais e sociais cada vez mais se fazem sentir e, por outro lado, há que preservar um ativo importantíssimo- as relações”, explica o documento sobre a obra.
Segundo o mesmo, “as influências exercidas pelos stakeholders por várias frentes podem levar a modificação das acções e decisões das organizações” pelo que “cabe ao gestor identificar que stakeholders devem ser dadas maiores atenções e gerir as relações da organização para encontrar um ponto de equilíbrio, capaz de garantir a sustentabilidade da mesma”.
É em torno deste assunto, de “gerir relações”, que esta primeira obra de José Carlos Teixeira se desenvolve.
O livro, de 68 páginas é, com a chancela da Pedro Cardoso, é de natureza académica, destinada também a empresários e gestores de modo geral visando mostrá-los como tirar proveito da gestão de relacionamento.
Sobre o autor
José Carlos Teixeira é economista, doutorado em Economia pela Universidade de Évora, com uma tese na área da economia monetária.
É mestre em administração de Empresas pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e possui um MBA Business School de Canárias e uma licenciatura em Comércio Internacional pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto / Instituto Politécnico do Porto.
Atualmente é analista de risco de crédito na Direção de Gestão de Risco da Caixa Económica de Cabo Verde.
O mesmo possui experiência em docência no ensino superior e em formação profissional e é ainda vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Financeiras de Cabo Verde (STIF) e investigador no Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE).
A apresentação da obra está marcada para às 17 horas desta quinta-feira,9, na Biblioteca Nacional e está a cargo de Amílcar Aristides Monteiro.