O posto de saúde de São João Baptista, Ribeira Grande Santiago, vai ter um enfermeiro residente, anunciou o ministro da saúde, Arlindo do Rosário que participava, ontem 7, na cerimónia de inauguração do respetivo posto de saúde.
O governante adiantou que um enfermeiro da região já está identificado, faltando agora criar as condições para que ele fique de forma permanente na localidade para garantir melhor serviço à população.
“Nós estamos disponíveis para encontrar uma solução de forma que o enfermeiro que vier aqui ficar, possa residir permanentemente. Enquanto ele não puder ficar aqui, poderá ir e vir, mas o importante é termos o enfermeiro residente aqui como já temos enfermeiro residente em Santana”, disse.
O posto de saúde é uma estrutura de saúde de atenção primária que funciona como extensão intermediária do Centro de Saúde de Ribeira Grande de Santiago e abrange as comunidades de Chã de Igreja, Alfarroba, Alto Gouveia, Gouveia, Beatriz Pereira e Chã Gonçalves.
Presidente de Câmara reivindica centro de saúde de raiz
Presente na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira enalteceu essa parceria e aproveitou a presença do ministro para, uma vez mais, reclamar a construção de um centro de saúde de raiz no município de Ribeira Grande, que seja digno do berço da nacionalidade.
“É uma necessidade, uma reivindicação antiga, mas também legítima, tendo em vista que nós somos o único município que ainda não tem um centro de saúde construído de raiz e que representa o nome de Ribeira Grande. Nós somos o berço da nacionalidade. O centro de saúde que temos ainda não é grande como o nosso nome é”, salientou.
Em reacção, o ministro, que declarou ter conhecimento muito bem dessa reivindicação pela voz dos deputados, adiantou que o Governo vai, no âmbito da parceria com o município, identificar a melhor localização para a construção desse centro de saúde.
C/ Inforpress