PUB

Economia

Estagiários do IEFP voltam a reclamar da demora no pagamento do subsídio

Alguns estagiários, do programa de estágios profissionais do IEFP, voltaram a procurar a imprensa para reclamar dos atrasos de três meses no pagamento do subsídio. Os mesmos pedem a resolução do problema “de uma vez por todas” para evitar constrangimentos contínuos no programa. O IEFP, por sua vez, através do seu presidente, Paulo Santos, diz que assim que entrar a ajuda orçamental vão liquidar as pendências.

A reclamação partiu desta vez, dos estagiários de São Vicente, que dizem ter recebido o último subsídio no mês de agosto, quando já estamos em Dezembro.

“Estamos praticamente com três meses de atraso. Isto, sem contar que estando já no mês de dezembro, aproximamos de quatro meses sem receber o subsídio do IEFP que muito nos ajuda com as despesas do dia-a-dia”, avançou uma estagiária do hospital Batista de Sousa, em São Vicente.

Ao A NAÇÃO online a mesma afirmou que não tem tido respostas da instituição e que a última informação que obteve foi que pagariam os meses em atraso até Novembro.

“Soubemos através da imprensa, que resolveriam a nossa situação até novembro. No entanto, não o fizeram e quando lhe contactamos, não dão-nos nenhuma garantia de quando vão pagar”, disse.

Uma outra estagiária, também da área da saúde, garantiu estar na mesma situação, com três meses de atraso no subsídio que “ajuda com as despesas de deslocação, entre outras despesas da casa”. “Contamos com este montante mensalmente e, quando atrasa, claramente nos deixa em dificuldades”, contou.

Em situação um pouco diferente se encontra uma outra jovem, estagiária em uma das clínicas da ilha, que afirma ter em atraso apenas o subsídio do mês de Outubro.

Situação generalizada

As três jovens que procuraram o A NAÇÃO online para reclamarem da situação garantem que esta demora no pagamento de subsídio de estágio por parte do IEFP é generalizada, já que “temos conhecimento de que há também estagiários em outras ilhas na mesma situação”.

Estas acreditam que os atrasos frequentes no subsídio de estágio por parte do IEFP são preocupantes, pois, “gera desconforto e desconfiança por parte dos jovens que já iniciaram e aqueles que querem também fazer parte do programa”.

Assim, apelam à instituição para resolver a questão, o mais rápido possível, aconselhando “que arranjem condições para pagarem primeiramente os que já iniciaram os estágios, antes de aceitarem novos jovens no programa para virem enfrentar a mesma situação”.

IEFP garante que os recursos para financiamento já estão a entrar

Procurado por este online, o presidente do IEFP, Paulo Santos explicou, à semelhança de outras vezes, que o programa de estágio profissional é financiado com dois pontos de financiamento, nomeadamente a ajuda orçamental e o tesouro, este último financiado até agosto.

 “Já assinamos o acordo com a ajuda orçamental que está em vias de entrar. Logo que entrarem os recursos que financiam os projectos de emprego, vamos liquidar toda a pendência e seguimos para os próximos cinco anos com toda a normalidade”, garantiu, acrescentando que “nesta fase de transição de um projecto para outro podemos ter este problema”, conclui.

PUB

PUB

PUB

To Top