É apresentado nesta quinta-feira,9 na Biblioteca Nacional, Praia, o mais recente livro do jornalista José Mário Correia, pseudônimo Santa Clara, em jeito de homenagem aos primeiros internacionais cabo-verdianos do pós-independência.
“Das Bolas de Trapo ao Primeiro Troféu – Os heróis de 1978” é o título da biografia comentada, de 350 páginas, ao longo dos quais o autor traça os perfis individuais de 18 futebolistas, os primeiros a envergar a camisola da selecção nacional de futebol, em 1978, no pós-independência nacional, a 5 de Julho de 1975, da célebre “Operação Bissau/78”, dois treinadores e um massagista.
O livro homenageia Quim, Nhu Branco, Dany, Armandinho, Mané-Djodje, Betinho, Djudjú, Djoy-Di-Mama, Djô, Djedjê, Rubon-Chiqueiro, Flávio, Zé-Di-Nhana, Makuna, Dimas, Calú-Pitão, Cadino e Balon, sob comando técnico de José Antunes, Toka no meio futebolístico, José Resende, conhecido também como Djidjé, e Caetano Pires, massagista.
Este livro, conforme avança o escritor, mostra como esses atletas despontaram no mundo do futebol, onde se iniciaram, com quem jogaram, a vida desportiva e social, “sem esquecer uma viagem pela sorte” que se revelou “madrasta para muitos deles”.
“Na verdade, a maioria acabaria por passar ao lado de uma carreira internacional, com Portugal como destino inicial e mais importante”, concretizou o autor, para quem o livro é uma colectânea de biografias “riquíssimas” em estórias semelhantes umas às outras, mas diferentes nos percursos individuais de cada atleta.
José Mário Correia lembra que não há nenhuma pesquisa do género publicada ou registo históricos sobre este internacionais pós-independência.
“Os cabo-verdianos e o mundo voltam a ganhar, mas agora ganham a sua história… a nossa rica história”, reiterou o autor.
Esta é a terceira obra do jornalista José Mário Correia, professor universitário, que já tinha publicado “Da Cabopress à Inforpress SA – Duas décadas de jornalismo” (2011) e “Nas Rotas dos Tubarões Azuis / 40 Anos de História de Selecção Nacional” (2015).
Depois da Cidade da Praia, “Das Bolas de Trapo ao Primeiro Troféu – Os heróis de 1978” será lançado em São Vicente, no dia 16, no Centro de Estágio, e no dia 23, na ilha do Sal.
C/Inforpress