PUB

Covid-19

Cabo Verde sem casos da variante Ómicron – INSP

A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INPS) Maria da Luz Lima, garante que Cabo Verde ainda não registou nenhum caso suspeito da nova variante da covid-19 – Ómicron.

Na última conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica do país, Maria da Luz Lima garantiu que já “temos no país kits de testes PCR que permitem suspeitar a circulação de algumas variantes de preocupação” e acrescentou que com este equipamento, se pode detectar a presença da nova estirpe.

No entanto, realçou que Cabo Verde está, “em concertação” com o Instituto Pasteur, em Dakar porque “o facto de o teste revelar que pode haver a possibilidade, há sempre a necessidade de confirmação através de sequenciação genómica”.

“Neste momento, temos no País uma missão composta por profissionais do Instituto Pasteur de Dakar, que estão a apoiar-nos para a sequenciação genómica na parte de formação do pessoal”, indicou, prevendo que, até ao final desta semana, se consiga fazer a sequenciação e obter resposta a esta questão.

Maria da Luz Lima revelou que as amostras serão enviadas para serem analisadas em Dakar, Senegal, “assim que houver número suficiente, porque há um conjunto de critérios que terão que ser observados”.

“Mensalmente, são enviadas amostras para se fazer a sequenciação genómica para rastrear estas e outras variantes que possam vir a surgir”, explicou.

Relativamente ao facto de que alguns passageiros teriam entrado no país sem a devida verificação sobre o seu estado sanitário, isto, antes da entrada em vigor, na sexta-feira passada, da Resolução do Conselho de Ministros sobre a obrigatoriedade de apresentação de resultado negativo de teste RT-PCR,  Maria da Luz disse que esta situação não se verificou, porque, alegou, as companhias aéreas têm a “responsabilidade de confirmar que os passageiros têm o certificado de vacinação ou o teste negativo”.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top