PUB

Política

Governo promove atelier preparatório para a CAPE 22

O Governo, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional (MNECIR) acaba de instituir a Conferência Anual da Política Externa (CAPE), cujo atelier preparatório acontece na terça-feira, 07.

Em moldes de fórum de amplitude nacional e com participação de convidados estrangeiros, a CAPE visa proporcionar um espaço de debate para discutir temas relevantes sobre a Política Externa de Cabo Verde e a sua Diplomacia.

A Conferência inaugural será realizada nos dias 17 e 18 de janeiro de 2022, sob o tema: “Desafios da Diplomacia Cabo-Verdiana face à pandemia da covid-19”.

O atelier preparatório, na terça-feira, tem em vista a recolha de subsídios e recomendações para consideração durante a conferência inaugural, segundo comunicado do Governo.

“Neste atelier, os palestrantes discutirão, em primeiro lugar, as respostas de Cabo Verde ao impacto sanitário, económico e social da pandemia covid-19 e abordarão os desafios enfrentados, com especial destaque para o papel que a Política Externa e a sua Diplomacia tiveram nesse âmbito”, refere a mesma nota.

Pretende-se, igualmente, explorar a diplomacia cabo-verdiana nas suas várias vertentes, nomeadamente económica, cultural, diáspora, digital e estratégica, e refletir sobre os desafios encontrados, com o surgimento e impacto da covid-19.

O atelier deve envolver os principais atores nacionais no sentido de contribuir para a formulação da estratégia nacional de Política Externa.

No final do mesmo, espera-se propostas para atualizar e formular a estratégia da política externa, conferir maior envolvimento e coordenação dos diferentes atores na definição da política externa e na sua implementação e facilitar melhor capacitação dos agentes de Política Externa para seu o necessário desempenho.

PUB

PUB

PUB

To Top