O certificado “Nha Card” de vacinação vai, dentro de dias, passar a ser aceite oficialmente na União Europeia. Até então, o certificado de vacinação de Cabo Verde não é aceite pelos sistemas da União Europeia, mas alguns países têm aceitado o “Nha Card”, tendo em conta a cooperação com Cabo Verde.
Dentro de dias o certificado de vacinação “Nha Card” vai ser aceite pelos países da União Europeia, avança ao A Nação a administradora do Nosi, Mayra Silva que destaca que o país está na última fase de teste para incorporar no sistema europeu.
“Estamos a trabalhar com a União Europeia exatamente para que possamos cumprir todos os procedimentos para integrar as duas plataformas, a nível de segurança, e ficarmos aptos para fazer essa interoperabilidade com os países da União Europeia. Já nos encontramos na última fase, passamos em todos os procedimentos e, dentro de dias, o ‘Nha Card’ será oficialmente aceite”, avança Mayra Silva.
Até então Cabo Verde não consta na lista de países que podem entrar na União Europeia com o certificado “Nha Card”, mas alguns países como Portugal tem aceitado o certificado, tendo em conta a cooperação entre os países.
Em questão de dias, o Nosi estará apto para fazer a mobilidade do “Nha Card” e fazer com que o certificado opere oficialmente da lista de países da União Europeia.
Isto, pese embora, aquando do lançamento da plataforma, em Agosto, tenha sido garantido, na altura, que o mesmo seria aceite internacionalmente. Algo, que efectivamente só deverá acontecer, então, dentro de dias.