A seleção nacional de basquetebol sénior masculina somou a primeira derrota na qualificação africana para o Mundial ao perder, esta noite, com Uganda por 77-74, na segunda jornada do ‘Grupo A’.
Cabo Verde somou a sua primeira derrota na caminhada de qualificação para o campeonato do mundo. A turma nacional não conseguiu levar de vencida a seleção ugandesa, num jogo muito equilibrado que teve início às 18h00, no Pavilhão Multiusos Acácias Rubras, em Benguela, Angola.
O selecionador nacional Mané optou por repetir o “cinco” inicial da partida de ontem diante da Nigéria, ou seja, Jeffrey Xavier, Fidel Mendonça, Michel Mendes e os irmãos Almeida.
Apesar de uma entrada a meio gás na partida Cabo Verde consegui vencer o primeiro com os parciais de 14-12. No segundo período a seleção ugandesa chegou a estar a seis pontos atrás no resultado, ainda assim, consegui chegar ao intervalo a perder pela margem mínima, 32-21.
No terceiro período o equilíbrio manteve-se com Cabo Verde e o Uganda a subirem a eficácia de lançamentos com 27 pontos cada e terminarem com o parcial de 59-58. Já no derradeiro quarto, a seleção nacional não conseguiu manter a vantagem e perdeu a liderança nos últimos minutos do encontro, o resultado a sorrir para o Uganda, 74-77.
No outro encontro do grupo que começou ao meio-dia, a Nigéria alcançou a sua primeira vitória ao bater o Mali por 72-70.
O terceiro e último jogo da primeira mão de qualificação da seleção nacional no ‘Grupo A’ é já amanhã, domingo, às 12h00, contra o Mali. A segunda mão de qualificação para o mundial regressa apenas em julho do próximo ano, em local ainda a definir.
Já o Campeonato Mundial de basquetebol realiza-se de 25 de agosto a 10 de setembro de 2023 e terá a organização tripartida entre as Filipinas, o Japão e a Indonésia.
Classificação ‘Grupo A’:
1.º Mali (3 pontos);
2.º Cabo Verde (3);
3.º Nigéria (3);
4.º Uganda (3)