A seleção nacional de basquetebol sénior masculina entrou esta sexta-feira da melhor maneira na qualificação africana para o Mundial, ao vencer a Nigéria por 79-71, na primeira jornada do ‘Grupo A’.
No jogo que teve início às 09h00 da manhã, no Pavilhão Multiusos Acácias Rubras, em Benguela (Angola), o selecionador nacional, Mané Trovoada, lançou um “cinco” inicial com Michel Mendes, Jeffrey Xavier, Fidel Mendonça e os irmãos Ivan e Joel Almeida.
O equilíbrio marcou grande parte da partida entre cabo-verdianos em nigerianos, com estes últimos a vencerem o primeiro período por apenas dois pontos (18-20). No segundo quarto a seleção nacional manteve os níveis de concentração e levou o jogo para o intervalo com 34-35 no marcador.
Com o reatar da partida, no terceiro e quarto períodos o equilíbrio manteve-se, com as seleções a entrarem para os últimos quatro minutos com um empate a 66 pontos. Nos momentos finais, Cabo Verde foi superior e consegui fechar a partida com o placar de 79-71.
Anderson Correia foi o melhor marcador da seleção, com 15 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências. Destaque ainda para Ivan Almeida, Jeffrey Xavier e Joel Almeida, todos com 13 ou mais pontos no encontro.
O próximo jogo da primeira mão de qualificação da Seleção é já este sábado, 27, frente ao Uganda e, no domingo, 28, encara o Mali, na última partida da primeira fase.
O Campeonato Mundial de basquetebol realiza-se de 25 de agosto a 10 de setembro de 2023 e terá a organização tripartida entre as Filipinas, o Japão e a Indonésia.