Os agentes desportivos, do município do Porto Novo, tem alertado sobre um retrocesso do desporto no concelho. Como exemplo, citam a degradação de infraestruturas desportivas, ausência de formações e desaparecimento dos jogos escolares.
Abordados pela Inforpress, os agentes desportivos apontam um retrocesso no desporto no município do Porto Novo, Santo Antão.
O presidente da Académica do Porto Novo, Nelson Bartolomeu, entende que, efectivamente, o desporto local está “a regredir e muito”.
Segundo este dirigente, o desporto porto-novense já esteve “no topo nacional”, tanto a nível competitivo, como a nível de organização, tendo esta região recebido importantes provas nacionais na modalidade do futebol.
Levitson Santos, representante da associação desportiva Tokyo, é da opinião de que uma das causas da regressão do desporto local tem a ver com o “desaparecimento” dos jogos escolares.
Jairson Tavares, do grupo desportivo Fiorentina, diz que a aposta na formação é, actualmente, “nula” no município do Porto Novo e chama a atenção para a “situação caótica” em que se encontram o Estádio Municipal e outras infra-estruturas desportivas.
À Inforpress diz não ter dúvidas de que o desporto neste concelho retrocedeu nos últimos dez anos, justificando que “antes” havia um delegado do desporto, havia, também, um Estádio Municipal com boas condições para a prática de futebol.
Vereador pede dados científicos
O vereador do desporto da edilidade porto-novense, Nilson Santos, diz que é necessário ter-se “dados científicos” para se avaliar o estado actual do desporto porto-novense, considerando “precipitada” a avaliação de que a actividade desportiva no Porto Novo retrocedeu nos últimos anos.
A apreciação sobre o estado do desporto local deve ser feita de forma criteriosa, com base em dados científicos, no entender do vereador, para quem hoje há mais infra-estruturas desportivas, há mais associações, mais competições e mais apoios aos clubes.
Admite, contudo, que é necessário apostar na recuperação das infra-estruturas desportivas, actualmente, degradadas.