PUB

Desporto

Futebol/Santiago Sul: início do campeonato adiado para a próxima semana

O arranque do campeonato da temporada 2021/22, previsto para esta sexta-feira, 26, foi adiado para a próxima semana, devido a atrasos nas obras de remodelação no Estádio da Várzea, Praia.

O campeonato estava inicialmente programado para este final-de-semana, mas a direção da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul (ARFSS) comunicou ontem aos clubes filiados esta decisão. É que o Estádio da Várzea ainda não reúne condições, essencialmente em termos do relvado e logísticas, para acolher os jogos.

O presidente Mário Avelino confirmou o adiamento do campeonato alegando a demora no atraso das obras das infraestruturas a serem entregues à associação para acolher os jogos, sobretudo o Estádio da Várzea, onde os trabalhos da implantação do novo relvado encontram-se na sua fase final.

Além disso, o dirigente referiu ainda que resta concluir as obras, tanto do relvado como da remodelação das bancadas, alvo de pequenos arranjos.

Para o presidente da ARFSS, de momento a região de Santiago Sul não dispõe de alternativas ao Estádio da Várzea para acolher provas oficiais de futebol, sublinhando que em termos de relva, tanto o campo de Sucupira em Achada de Santo António, como o de São Pedro, dispõem de relvado adequado, mas que carece de infraestruturas complementares.

Em relação ao Estádio Nacional, Mário Avelino descartou esta alternativa, por isso implicar custos de transporte em deslocações, sobretudo dos clubes, para além de acreditar que não terá receitas das bancadas, devido ao distanciamento do centro da cidade.

O líder da ARFSS fez questão de exortar a todas as entidades responsáveis das obras desportivas no sentido de, o mais rápido possível, dotar estas infraestruturas de condições higiênicas mínimas, necessárias e exigidas, fundamentais para a saúde pública, ainda mais quando há regras sanitárias impostas pela covid-19 a se ter em conta, como o plano de sanidade aprovado pela Direção Nacional da Saúde.

“Não basta dizer que temos campos só para ludibriar a população. Os campos para a prática de futebol devem ter as dimensões regulamentadas, sendo o mínimo de 90×45 e o mínimo de proteção com banco de suplentes, cabine de árbitros e balneários”, advertiu.

Apesar deste atraso em mais uma semana para o início do campeonato regional, Avelino disse que tudo foi programado com antecedência e que em nada irá afetar a presença do representante desta região desportiva no Campeonato Nacional, cujo início está calendarizado para 7 de maio de 2022.

C/Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top