O Instituto Nacional de Saúde Pública, em parceria com a London School, realiza, a partir desta segunda-feira,22, um encontro de capacitação dos técnicos da luta antivectorial das Delegacias de Saúde do país, para realização de um “Estudo Piloto sobre a Vigilância Entomológica”, em Cabo Verde.
O Estudo, com a duração de uma semana, tem como objetivo “recolher os dados entomológicos para determinar a abundância, distribuição de espécies e perfil de resistência a insecticidas dos vetores na Praia”, segundo uma nota de imprensa.
A referida investigação está enquadrada no âmbito do Projeto “Rede de Colaboração Regional da África Ocidental para Tomada de Decisão Baseada em Evidências na Eliminação do Paludismo”, que visa apoiar a colaboração entre os países parceiros e o Reino Unido, para além de assegurar eventos em redes de pesquisa que visam enfrentar os desafios globais gerando ideias inovadoras de pesquisa transdisciplinar relacionadas com o paludismo.
O projeto conta com a participação de outros países africanos como Senegal, Gâmbia, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.
The London School of Hygiene & Tropical Medicine do Reino Unido também faz parte do projecto financiado pela Grand Challengers Research Fund Networking Grant da Royal Society UK.
A abertura do encontro de capacitação aconteceu na manhã desta segunda-feira,22, na sala de reuniões do Instituto Nacional de Saúde Pública. A capacitação dos técnicos da luta antivectorial das Delegacias de Saúde do país decorre até sexta-feira,26.