A edição deste ano do Festival Nha Santa Catarina agendada para este sábado, 20, só permitirá entrada no recinto as munícipes que estiverem com vacinação completa com as duas doses.
A informação foi avançada pela presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, em conferência de imprensa, para anunciar o alinhamento do Festival Nha Santa Catarina 2021, que tem como cabeças de cartaz Garry e Buguin Martins.
O certame enquadra-se no âmbito do Dia do Município e da santa padroeira Santa Catarina, que comemora os 187 anos no próximo dia 25 de novembro.
Tendo em conta que o país está ainda no momento pandémico que todas as regras sanitárias vão ser respeitadas, mormente o uso obrigatório de máscaras e apresentação do certificado ou cartão de vacina e documento de identificação válido e com foto.
Ou seja, Jassira Monteiro esclareceu que, conforme a resolução de 20 de outubro, só poderá entrar no recinto deste festival pago a 500 escudos, quem estiver com as duas doses da vacina completa.
Aos jovens, que por causa do certame aderirem à campanha de vacinação, cujo município ainda tem a taxa inferior a 70%, aconselhou-os a aguardarem por outras atividades culturais, que oportunamente vão ser promovidas pela edilidade santa-catarinense.
Na ocasião, a autarca fez questão de vincar que o certame está a ser realizado pela Total Serviços, uma empresa privada, e que a câmara é apenas um parceiro, assim como faz em todas as demais atividades realizadas nesse município do interior de Santiago.
“Não podemos falar da retoma e na promoção da economia local se não promovermos condições para que as atividades comecem a ser retomadas (…)”, justificou, sem, no entanto, avançar o orçamento e o montante a ser disponibilizado pela câmara.
Sobre os artistas que vão subir ao palco da antiga EMPA, este sábado, numa versão mais reduzida de apenas um dia de festival, no horário entre as 21:00 e as 04:00 do dia seguinte, adiantou que o certame vai contar com uma “mistura” de artistas a nível internacional e nacional.
É que, segundo ela, além dos “grandes nomes” da música cabo-verdiana como Garry, Buguin Martins e MC Acondize, o festival vai contar com presença de artistas locais, no âmbito da política da edilidade, da qual destacam os vencedores dos Cabo Verde Music Awards na categoria “Artista Vencedores” Janny Brito e Patrick Brito, e o artista de hip-hop crioulo de momento PCC.
Bedja Kp, DJ Runelton, DJ Tufon, DJ Wilson, Helder Sennah, Lavvy, Lito Freire, MC Prego Prego, Miguel Semedo juntam-se à Garry, Buguin Martins, Janny Brito e Patrick Brito, PCC e MC Acondize no palco do festival, junto à antiga EMPA.
A segurança e o cumprimento das regras sanitárias do festival que não permitirá a entrada de garrafas no recinto, será garantida tanto no recinto como nas imediações pelos efetivos da Polícia Nacional, Proteção Civil, Inspeção-Geral das Atividades Económicas (IGAE) e também pelos fiscais da câmara municipal.
C/Inforpress