PUB

Desporto

Atletismo: António Cardoso e Jessara Xavier vencem prova de resistência “Nha Santa Catarina 2021”

Os atletas António Cardoso e Jessara Xavier foram os grandes vencedores da prova de resistência, realizada hoje, entre Achada Lém e Assomada, no âmbito das festividades de Nha Santa Catarina 2021.

A prova, que se enquadra nas festividades do Dia do Município e da santa padroeira Santa Catarina, que comemora os 187 anos no próximo dia 25 de novembro, contou com a participação de atletas santa-catarinenses e de outros concelhos da ilha de Santiago.

Ainda na prova “Resistência” 10 quilómetros (km), além de António Cardoso, Gilson Moreira ficou no segundo lugar, Keven Neves em terceiro, seguido de Gilson Tavares e Anilton Silva que cortou a meta em quinto lugar.

No grupo feminino, Jessara Xavier venceu a prova, seguida de Adalgisa Varela (2.º), Ana Furtado (3.º), Analina (4.º) e Nélida Gonçalves (5.º).

Os primeiros cinco classificados na vertente masculina e feminina receberam prémios monetários no valor de 22.500, 15.000, 10.000, 5.000 e 3.000 escudos, respetivamente.

Já na prova “Velocidade” 100 metros, que teve como palco a Zona Pedonal, no masculino Older foi o vencedor, seguindo-se Adilson Cardoso (2.º) e George Eid (3.º).

No grupo feminino Michaela Rodrigues, da Praia, ficou em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo, Eliane de Barros (2.º) e Jessara Xavier (3.º).

Na categoria “Velocidade”, os primeiros três classificados da prova quer em masculino, quer em feminino receberam prémios monetários no valor de 10.000, 7.000 e 5.000 escudos, respetivamente.

O diretor da Juventude e Desporto, Emanuel Coelho, fez um balanço “bastante positivo” das atividades desportivas iniciadas desde finais de outubro, destacando a adesão em dobro de atletas em relação à última prova realizada em 2019.

“Esta atividade é uma forma que a Câmara Municipal de Santa Catarina encontrou para incentivar os atletas a competirem e a praticar mais o desporto, tendo em conta que tiveram muito tempo parado e sem treinarem devido à pandemia de covid-19”, justificou.

Relativamente aos prémios, o responsável que prometeu um aumento no futuro, destacou a igualdade dos mesmos tanto para atletas masculinos e femininos, sustentando que esta “correção” visa também promover a igualdade de género. 

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top