PUB

Desporto

Basquetebol: “O Mundial é um sonho que lutamos diariamente para torná-lo realidade” – Joel Almeida

FOTO: FIBA

A seleção cabo-verdiana de basquetebol, sénior masculina, chegou esta madrugada a Angola, onde irá disputar, entre os dias 26 e 28 de novembro, a primeira jornada da fase de qualificação para o Mundial de 2023.

A caravana liderada pelo selecionador Mané Trovoada seguiu incompleta para a capital angolana, com apenas oito dos 12 jogadores convocados. 

Os restantes atletas deverão se juntar à seleção nacional este fim de semana, após os compromissos nos seus respetivos clubes.

Os “Tubarões Martelo” estão inseridos no “Grupo A” de qualificação, onde defrontam as seleções da Nigéria, do Uganda e do Mali nos dias 26, 27 e 28, em Benguela. Para o extremo Joel Almeida, independentemente dos adversários, o objetivo a ser atingido é a qualificação para o Mundial de 2023.

“Esta será mais uma caminhada. Acredito que somos uma equipa com muito talento para ser uma das melhores de África, terminar entre os cinco primeiros classificados para estar no mundial. É assim que encaramos este desafio, mas é claro que será passo a passo”, disse Almeida em declarações à RCV.

Contudo, o extremo lembra que por agora cabe à seleção fazer a “melhor preparação possível” para alcançar os resultados desejados.

Condições para chegar lá

Após o quarto lugar alcançado no passado mês setembro no Campeonato Africano de basquetebol (AfroBasket’21), Joel Almeida diz que o sonho agora é a classificação para o mundial.

“Este é um sonho que lutamos todos os dias para torná-lo realidade. A caminhada não será fácil (…), mas temos tudo para chegar lá”, afirma.

Recentemente o internacional cabo-verdiano foi um dos nomeados na categoria do melhor “Atleta Africano” no African Talent Awards, o que, segundo diz, é mais uma motivação para o novo compromisso com a seleção nacional.

“Isto não deixa de ser uma motivação para poder continuar a dar o meu melhor e trabalhar diariamente, para que quando a chegarmos na competição estar bem preparado para as batalhas seguintes”.

A seleção nacional defronta a Nigéria, o Uganda e o Mali nos dias 26, 27 e 28, na cidade de Benguela, na primeira mão da qualificação.  Já os jogos da segunda mão só serão em julho do próximo ano em local a definir.

Durante os próximos dias, Cabo Verde permanecerá em Luanda onde irá fazer alguns jogos de preparação com equipas locais.

O próximo Mundial de basquetebol realiza-se de 25 de agosto a 10 de setembro de 2023 e terá a organização tripartida entre as Filipinas, o Japão e a Indonésia.

PUB

PUB

PUB

To Top