PUB

Santiago

São Domingos: Alunos da freguesia de Nossa Senhora da Luz passam a ter dois novos autocarros

 

Os estudantes da Freguesia de Nossa Senhora da Luz, no concelho de São Domingos, Santiago passam a beneficiar, a partir desta quarta-feira, 17, de meios de transporte com mais qualidade e conforto, graças a dois novos autocarros adquiridos pela autarquia local, para reforçar a sua frota de transporte escolar.

No acto da entrega formal desses dois novos autocarros, esta terça-feira, 16, o Presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, sublinhou que, além de trazer mais qualidade e conforto, os veículos, vão permitir, acima de tudo, que os estudantes passem a ter um transporte público regular, frequente, com menos atrasos e falhas.

“Estamos bastante contentes com o resultado do esforço que fizemos para trazer esses dois autocarros novos para melhorar o serviço de transporte escolar dos nossos estudantes”, afirmou Isaías Varela, apelando a um esforço redobrado de todos, alunos, pais e encarregados de educação, no sentido da conservação e bom uso das viaturas.

Adquiridos através de um concurso público, os dois autocarros representam um investimento da autarquia, num montante de aproximadamente de onze milhões de escudos.

Com estes dois novos autocarros, o parque de transporte escolar da Câmara Municipal de São Domingos eleva-se para cinco autocarros.

Mais de 1200 alunos transportados diariamente

Segundo a autarquia, o compromisso com o transporte escolar é um dos desafios da edilidade, para com a educação e formação no Concelho, e implica o transporte diário de mais de 1200 alunos.

Conforme realça o edil Isaías Varela, presentemente, esse compromisso traduz-se fundamentalmente em encargos para fazer funcionar o parque de transporte escolar, que, à data era constituído por três autocarros. Além disso, a Autarquia recorre ao aluguer de viaturas particulares lá onde se justificar. Anualmente, esses encargos chegam a atingir cerca de 12 milhões de escudos.

Os mais de 1200 alunos transportados diariamente são provenientes da Freguesia de Nossa Senhora da Luz (Moia Moia, Baia, Achada Baleia, Cancelo, Achada Lama, Portal, Chã de Coqueiro, Milho Branco, Praia Formosa e Praia Baixo) e da Freguesia de São Nicolau Tolentino (Rui Vaz, Loura, Banana, Mato Afonso, Ribeirão de Cal, Fontes Almeida, Cambudjane, Djanbam Achada Mitra, Veneza e Ribeirão Chiqueiro).

O transporte escolar também abrange alunos do Ensino Básico Obrigatório das localidades de Achada Mitra, Cambudjanem Djabam e Ribeirinha, todos para a escola de Fontes Almeida; alunos da zona de Veneza para a localidade de Ribeirão Chiqueiro; Chaminé para escola de Cutelo Branco e Loura para escola de Rui Vaz.

Para o Presidente da Câmara Municipal de São Domingos, este compromisso com o transporte escolar comporta uma componente de solidariedade social, que diz ser “extremamente relevante” ao isentar do pagamento de qualquer taxa as famílias que não possuem as mínimas condições, entre as quais aquelas que têm no seu seio crianças órfãs ou com necessidades educativas especiais.

Por outro lado, no quadro dessa solidariedade social, os pais com mais de um filho, beneficiam de descontos no pagamento das taxas pela utilização do transporte escolar.

PUB

PUB

PUB

To Top