PUB

Política

Porto Novo: Autarquia vai investir cinco mil contos nos caminhos vicinais 

A câmara municipal de Porto Novo, Santo Antão, pretende investir cerca de cinco mil contos nos caminhos vicinais que estão em mau estado, em todo o município, conforme o plano de investimentos para o próximo ano.

Recorde-se que os profissionais do turismo, especialmente os guias, têm exigido intervenções nos percursos turísticos, para a segurança dos visitantes, após o município já ter registado vários acidentes com turistas, nomeadamente quedas durante os percursos, sendo que o último ocorreu no domingo passado,14, culminando com a morte de um turista francês de 68 anos.

A autarquia avança já ter submetido ao Banco Mundial um programa de recuperação de 50 quilómetros de caminhos vicinais neste município, esperando conseguir o financiamento em 2022, no quadro do próximo pacote de investimentos para Cabo Verde no domínio do turismo. 

O vereador da Câmara Municipal do Porto Novo, responsável pela área económica, Valter Silva, entende que “os investimentos nos caminhos vicinais, melhorando as rotas e a segurança dos turistas, são urgentes” para se iniciar “de uma vez por todas” o turismo de trekking.

Para o presidente da Associação dos Guias de Turismo de Santo Antão, Odair Gomes, esta actividade “tem de estar ajustada com a segurança”, alertando para a necessidade de se proceder à “manutenção dos caminhos vicinais” nesta ilha.

A Associação dos Guias de Turismo de Santo Antão tem estado a alertar para o “péssimo estado” de alguns caminhos vicinais, que fazem parte do itinerário turístico nesta ilha, representando “riscos para a vida dos turistas”.

Há caminhos que, conforme avança Odair Gomes, não recebem obras desde as cheias de 2016.

Nos últimos três meses, houve dois acidentes envolvendo turistas, um dos quais acabou por falecer dada a gravidade dos ferimentos sofridos durante a queda.

C/ Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top