PUB

Política

São Vicente: Almoço entre PR e ex-candidatos a viver na ilha considerado “exemplo de democracia”

O Presidente da República reuniu-se esta segunda-feira, 15, em São Vicente, com os ex-candidatos ao cargo ao qual foi eleito, no passado dia 17 de outubro. José Maria Neves e os quatro ex-adversários radicados na ilha almoçaram juntos, num acto considerado um “exemplo de democracia”.

 De visita à ilha de São Vicente, onde o PR se reuniu com autoridades locais e outras instituições, teve lugar também um almoço que reuniu José Maria Neves, Gilson Alves, Fernando Rocha Delgado e Joaquim Monteiro, todos ex-pretendentes à presidência da República de Cabo Verde.

Na sua página do Facebook, José Maria Neves partilhou registos do encontro, que considerou um “importante momento de discussão democrática”.

“Cabo Verde é um só e precisa de todos os seus filhos”, escreveu o PR.

A iniciativa foi sobejamente elogiada, com pessoas a destacarem a “maturidade democrática” e “nobreza” do encontro.

“Grande gesto que faz toda a diferença. Fazer política com nobreza só temos a ganhar”, escreveu Isabel Bettencourt.

“Que coisa bonita. Porque doutrinas divergentes (pluralismo) são a alma da democracia. O facto de discordamos quanto às ideias que defendemos, não nos impede de concordar com o mesmo núcleo de valores políticos fundamentais. Continue cuidando da nossa democracia”, complementou Irene Cruz.

Para outro internauta, Renato Frederico, “desde 17 de Outubro, Cabo Verde ganhou mais um degrau na Democracia”. 

“Todos somos poucos para ajudar a desenvolver esta terra. Vamos, sim, unir as mãos, cabeça e coração pela nossa terra e suas gentes”, acrescentou.

“Exemplar o respeito pelos candidatos e pela participação cívica e activa, de modo a auscultar e ouvir as preocupações dos candidatos, visando dar respostas concretas aos males sociais e às preocupações dos cabo-verdianos”, denotou também Óscar Rodrigues.

Nobreza

O momento foi ainda denominado, por Helena Leite, como “o mais marcante” deste início da magistratura presidencial.

“Felicitações aos candidatos vencidos. Pelos exemplo de cidadania e coragem de se terem apresentado ao pleito eleitoral, pela nobreza e disponibilidade para certamente juntarem as mãos para colaborar com o Chefe de Estado. Que nobreza, que orgulho, esta política da amizade por Cabo Verde”, considerou.

José Maria Neves foi eleito Presidente da República de Cabo Verde a 17 de outubro do corrente ano, numa disputa ao lado de Carlos Veiga, Gilson Alves, Fernando Rocha Delgado, Joaquim Monteiro, Casimiro de Pina e Hélio Sanches.

O PR foi empossado no passado 09 de Novembro, numa sessão especial da Assembleia Nacional, prestigiada por figuras, instituições e autoridades nacionais e internacionais.

PUB

PUB

PUB

To Top