O Palácio da Cultura Ildo Lobo, no Platô, vai acolher na tarde desta segunda-feira,15, um encontro com André Borges, co-diretor geral e das relações internacionais do Instituto Nacional de Artes de Circo (INAC) de Portugal.
O evento destinado aos amantes, admiradores e profissionais do circo, é fruto de uma parceria entre o Centro Cultural Português e a Direção Geral das Artes e das Indústrias Criativas.
O encontro pretende “dar a conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo INAC” e “proporcionar um momento com perspetiva para o futuro”, contribuindo para o desenvolvimento das artes de circo em Cabo Verde.
A conversa está marcada para às 17 horas no auditório do PCIL.
De salientar que durante o fim-de-semana, sábado e domingo, a Associação Enigma esteve a participar de uma oficina ministrada pelo artista cabo-verdiano, formado no INAC Gaspar Ribeiro. O encontro de dois dias decorreu no Auditório Nacional Jorge Barbosa, das 10h às 13h.
O Instituto Nacional de Artes do Circo define-se como “a primeira estrutura de formação circense no norte de Portugal, que visa estimular a formação de jovens artistas de circo contemporâneo de alto nível técnico e artístico”.
O INAC tem como primeira missão “formar artistas, capazes de uma abordagem pluridisciplinar que assegure o surgimento e a afirmação das novas estéticas”, tendo como alicerce pedagógico da proposta formativa “várias disciplinas específicas do circo o malabarismo, clown, equilibrismo, aéreos e acrobacia, e a sua inter-relação com outras formas artísticas, nomeadamente o teatro e a dança”.