A Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização (CNJF) do PAICV, anunciou a eleição para eleger o novo Presidente do partido para o dia 19 de dezembro, sendo que o congresso nacional do mesmo ficou agendado para 28 e 30 de janeiro de 2022.
Segundo o Vice-presidente da CNJF, Clóvis Silva, estas eleições são uma oportunidade para o partido ter a oportunidade de se renovar e ganhar mais vitalidade e inovação.
“Neste sentido auguramos e apelamos à participação de todos os militantes, num clima de responsabilidade e de respeito por este que é o partido que pertence aos seus militantes e que é um ativo político importante para a consolidação da democracia em Cabo Verde” afirma Silva.
Silva ressalta que o ambiente vivido hoje pelo partido “demonstra que conseguimos que os militantes vejam a sua participação a nível do partido com outros olhos”, sublinhando que o partido está mais maduro e num estágio de desenvolvimento político diferente.
Como forma de ter uma organização devidamente preparada, Clóvis sublinha que vão ser emitidas orientações para as regiões, para que se possa garantir a participação de todos os militantes que o desejarem e uma fiscalização adequada.
Avança ainda que os cadernos para as consultas vão ser fixadas em todas as sedes regionais até ao dia 5 de dezembro, e que os candidatos devem apresentar as suas propostas e moções de orientação acompanhado de no mínimo 300 assinaturas que abrange dois terços dos setores do partido.
É de referir que para estas eleições encontram-se inscritos 31.899 militantes nacionais e aproximadamente 610 na diáspora.
C/Inforpress