Lara Amado é a mentora da marca de pensos higiénicos reutilizáveis, “Nha Pumbinha”. Criada com a pandemia, a marca tem promovido uma educação menstrual sustentável e empoderado mulheres. Nos últimos dias, esteve em Angola, a convite das Nações Unidas, para partilhar conhecimentos e formar 30 mulheres.
“Nha Pumbinha” é muito mais do que um negócio, conforme diz Lara Amado, por proporcionar um estilo de vida saudável às mulheres, para além de proteger o ambiente. Produzidos com matérias naturais, os pensos higiênicos da marca garantem conforto, combate a infertilidade e câncer, causados pelos pensos descartáveis.
A iniciativa procura, também, proporcionar uma educação menstrual, sendo que o tema continua envolvido entre dúvidas, tabus e alguma desinformação.
Dignidade mestrual no país
Muito mais do que uma menstruação sustentável, a marca promove a dignidade menstrual com a entrega de pensos reutilizáveis para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade. E, é neste sentido, que pede apoio das autoridades em Cabo Verde para apoiarem a promoção da dignidade menstrual no país.
“Temos primado para que todas as mulheres tenham dignidade menstrual, levando pensos reutilizáveis àquelas que não os conseguem ter. Neste sentido, pedimos a ajuda das autoridades no país para apoiar a causa e ajudar na distribuição de pensos reutilizáveis nas escolas e presídios”, apela Lara Amado.
A iniciativa de Lara Amado, formada em auditoria financeira, esteve recentemente em Angola a convite das Nações Unidas, para formar 30 mulheres em empreendedorismo, gestão da saúde menstrual e igualdade de género.
A formação procurou empoderar as mulheres com conhecimentos para que possam ter o próprio negócio com a produção de absorventes e ganharem independência e estabilidade financeira.
Para Lara Amado o mundo precisa valorizar a dignidade de meninas e mulheres, reconhecendo os seus direitos, seja em Cabo Verde, Angola ou qualquer parte do mundo.