PUB

Sociedade

Igreja do Nazareno comemora 120 anos de presença em Cabo Verde

A Igreja do Nazareno completou esta sexta-feira,12, os seus 120 anos de presença em Cabo Verde. As actividades religiosas e sociais para assinalar a data têm centralidade na Brava, onde começou o percurso da Igreja do Nazareno em Cabo Verde, em 1901.

Neste dia em que celebram 120 anos de existência em Cabo Verde, o superintendente do distrito sul da Igreja do Nazareno, o pastor David Araújo destaca os “ganhos assinaláveis” para a nação cabo-verdiana.

“Reconhecemos ganhos para a nossa nação, muito progresso da igreja de Cabo Verde, uma igreja que tem expressão grande no país, mas que tem também enviado missionários para vários continentes. Temos nazarenos cabo-verdianos que dão grandes contributos, quer pastores, missionários ou crentes”, avançou à RCV.

Contributo social

Ainda segundo este responsável, a congregação tem dado como contributo para o desenvolvimento de Cabo Verde, alguns valores importantes e marcantes.

“A questão que hoje se coloca da igualdade de género, a Igreja do Nazareno começou a defender estes princípios há muitos anos. Os ideais da liberdade humana são importantes. Portanto, o homem foi criado para ser livre e na Igreja do Nazareno, aceitamos a diferença”, destacou realçando que “a Igreja do Nazareno tem colocado a bíblia na mão do povo”.

Neste dia “especial” para congregação que chegou a Cabo Verde em 1901, o pastor David Araújo sublinha que a mensagem é “uma mensagem espiritual e de transformação do homem cabo-verdiano. Quando o homem é transformado, o coração é curado e ele é um melhor cidadão que contribui para o desenvolvimento da sociedade”.

Comemorações na Brava

Assim, segundo mesmo, a Igreja do Nazareno quer “continuar a ser uma fonte de inspiração e de uma nova perspetiva para o presente e o futuro”, pelo que decidiram coloca a ilha da Brava no centro das celebrações com um culto de avivamento agendado para este sábado,13.

Antes desta “oração para que Deus possa neste período avivar a Sua igreja, os crentes, beneficiando toda a nação com um novo frescor”, a comitiva nazarena realizou hoje,sexta-feira,12, um tour na ilha do Fogo e encontros com autarcas locais, também para assinalar a efeméride.

Em comemoração dos seus 120 anos está ainda prevista uma conferência sobre os desafios da igreja africana e cabo-verdiana.

Recorde-se que a ilha das flores foi o primeiro a ter em Cabo Verde, uma Igreja do Nazareno que aos poucos, foi espalhando para outras, a partir de 1901.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top