Baiano conseguiu o total de 21 votos. Eram necessários 18 para vencer a disputa.
O cantor e compositor Gilberto Gil, de 79 anos, foi eleito, na tarde de quinta-feira, 11- reporta o portal odia.com.br -, para ocupar a Cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Gil conseguiu o total de 21 votos, 34 Imortais aptos a votar. Eram necessários 18 votos para vencer a disputa.
Gilberto Gil, que é um dos maiores compositores daquele País-Continente da América Latina, foi, ao lado de Caetano Veloso, um dos grandes expoentes da Tropicália, e é considerado um dos nomes mais consagrados da Música Popular Brasileira (MPB). Ele também foi embaixador da ONU (Organização das Nações Unidas) para a Agricultura e Alimentação, e ministro da Cultura do Brasil, entre 2003 e 2008, durante partes dos dois mandatos do ex-presidente Lula.
Gilberto Gil vistou Cabo Verde, enquanto ministro da Cultura, a convite do seu homóilogo Manuel Veiga.
Sucessos…
A Música mais tocada de Gilberto Gil é o sucesso “Vamos Fugir” (“Give me Your Love”), lançada em 1984, seguida das canções “Aquele Abraço”, “A Novidade”, “Palco” e “Não Chore Mais”.
De acordo com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), Gil contabiliza 689 obras musicais registadas no Banco de Dados da Entidade, com duas mil 294 gravações.
Anteriormente, a Cadeira era ocupada pelo Académico e Jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em Março do ano passado.
Outros dois candidatos concorreram à vaga: o Poeta Salgado Maranhão, que teve sete votos e o Crítico Literário Ricardo Daunt, que não teve nenhum voto.
Em seu Perfil Oficial no “Twitter”, o baiano Gilberto Gil já comentou a “conquista” da Vaga: “Muito feliz em ser eleito para a Cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha”.